quinta-feira, 30 de junho de 2016

#TOP10: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A INDONÉSIA


Se você se animou com o post anterior e já tá planejando suas próximas férias por lá, tem muito trabalho pela frente! Ir pra Indonésia é prazeroso e incrível, mas tem vários detalhezinhos que você precisa saber!


... É longa. São, em média, 29 horas de viagem (entre vôos e conexões). Nós compramos passagens de São Paulo pra Bangkok pela Qatar e de Bangkok pra Bali pela Air Asia. No primeiro trecho, foram 14 horas até o Qatar, onde fizemos uma conexão de umas 4 - 5 horas. Depois, mais 7 até Bangkok. Demos uma descansadinha de 1 dia na Tailândia (depois tem post do que fazer por lá também!), e no dia seguinte, ainda enfrentamos mais 5 até Bali. Ufa!


Não existe vôo direto até a Indonésia. O ideal é conseguir uma promoção, porque as passagens pra lá são bem caras! Mas é preciso ficar de olho: na volta, nossa conexão era maior que 8 horas e, por lei, teríamos direito à hotel, visto e lanche pela companhia aérea (fomos de Qatar) mas, como compramos as passagens em promoção, perdemos esse luxo. Conclusão: ficamos da meia noite às 8h da manhã dormindo nas poltroninhas do aeroporto! #perrengue


Da Tailândia pra Indonésia, só tinhamos direito à 20kg de bagagem e eu estava entrando em PARAFUSOS. No final das contas, espremi meu armário inteiro dentro da mala e deu tudo certo, mas levei peso desnecessário. Na Indonésia, a lavanderia é MUITO barata (pagamos o equivalente a 30 reais em mais de 10 peças) e vale a pena! Economize na bagagem e leve, de verdade, só o essencial!


A Qatar cobra pranchas de surfe! Eles tem acordos com apenas alguns destinos, então é preciso se informar. Infelizmente, o atendimento deles no Brasil ainda é bem ruim, o que dificulta o acesso às informações. Pagamos 130 dólares pra embarcar com as pranchas pra Tailândia! Caso sua passagem tenha como destino final a Indonésia, pode ficar tranquilo, pranchas não são cobradas! ;)


Não vá com hospedagem fechada para toda a estadia. Os planos podem mudar de acordo com o tempo (ou as ondas, se você namora/é surfista). Mesmo viajando durante a alta temporada, conseguíamos fechar os hotéis com dois (ou um!) dias de antecedência sem problema nenhum.


É muito comum estrangeiros irem pra lá e pegarem bali belly. Esse mal estar acontece devido à água, por isso é preciso tomar bastante cuidado com os lugares onde você escolhe matar sua sede! Por via das dúvidas, evitávamos água em lugares mais precários e escovamos os dentes com água potável todos os dias. Senão é dor de barriga na certa (e é das fortes)!


O sol na Indonésia é constante. Às 6h da manhã ele já está lá e só vai embora lá pelas 18h. A temperatura lá é sempre por volta dos 30ºC, então acostume-se a transpirar (muito). Pra bronzear, o sol lá é bem diferente - passei protetor só no rosto todos os dias -, mas não se deixe enganar: tome muuuuuuuuuuita água pra não desidratar!


Não adianta, você pode ter a aversão que for: você vai andar de moto por lá. E muito! E vai gostar, hahaha! Os aluguéis das motinhos por lá custam em torno de 50 mil rupiás (uns R$15) e, como tudo, é negociável de acordo com os dias que você vai utilizar. Não esqueça de pedir capacetes e bom divertimento!


Tudo, tudo, tudo na Indonésia é "pechinchável". Moto, hospedagem, comida, artesanato, massagem, entrada na praia... Tudo. Não compre NADA sem pechinchar - eles geralmente falam o dobro do preço quando você pergunta. Aqui vai uma expressão pra te ajudar na negociação: brazilian bankrupt significa brasileiro falido. E é, não é?


Os balineses são um povo extremamente carinhoso e atencioso. Quando você usa uma expressão indonesiana durante a conversa, ganha o coração deles! Terimah kasih significa obrigado. :)

Espero que tenham gostado e que esse "guia" tenha sido útil :)
Qualquer coisa, pode perguntar nos comentários!

PS: Gente, a história da bagagem é sério, viu? Eu usei 1/3 do que levei (2 shorts de 6, umas 8 blusinhas de 30, 1 chinelo de 4, 4 biquinis de 12...).
Be First to Post Comment !
Postar um comentário